crenças e costumes

VÍDEO: cumprindo a tradição, santa-marienses levantaram de madrugada para a colheita da macela

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos

O sol ainda nem tinha nascido por inteiro na manhã desta Sexta-feira Santa quando dezenas de pessoas saíram de casa para a tradicional colheita da macela. Na beira das estradas, a erva era colhida para, posteriormente, se tornar em chá que, conforme a tradição, tem poderes curativos.


Total de mortes associadas à Covid-19 em Santa Maria chega a 413

Na BR-158, em direção à Rosário do Sul, vários carros estacionaram de manhã bem cedinho. Motoristas e passageiros se apressaram para recolher a erva antes dos primeiros raios de sol, já que o costume diz que ela deve ser colhida durante o orvalho que evapora logo após o sol aquecer a relva. Assim, a melhor colheita é justamente nas primeiras horas da manhã.

O aposentado José Maurício Cabral de Brito, 75 anos, chegou cedo para colher macela. Há pelo menos 10 anos, a Sexta-feira Santa é do mesmo jeito:

Diagnóstico precoce é a chave para o acompanhamento de crianças autistas

_ Venho colher a macela cedinho porque assim manda a tradição, e também para começar a preparar o peixe do meio-dia. São costumes que gosto de manter.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Alexandre Ribeiro de Brito, 41 anos, também estava na BR 158 para a colheita. Conforme ele, a erva é um remédio excelente para crianças e idoso:

Santa Maria recebe mais 17.155 doses de vacinas nesta Sexta-feira Santa

_ É um santo remédio para dor de barriga, cólica. Então é sempre bom ter em casa para qualquer urgência.

DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo pessoal

O dia nem tinha nascido ainda quando Rafaela Camargo, de 8 anos, acordou a mãe Elisa Camargo, e ligou para os dindos Denise Camargo e Marcelo Felipe Requia e Alcenir Camargo e Leonice Catto. Esta é a primeira vez que a pequena iria cumprir a tradição já feita pela família Camargo. Conforme Denise, todos têm fé nos poderes curativos da macela, bem como no que a erva representa nesta Sexta-feira Santa. Para garantir a colheita, o grupo foi até a BR-287, na faixa de São Pedro, por volta das 5h30min:

Estávamos ansiosos para levar a Rafa, e ela estava muito animada por participar pela primeira vez. Então foi uma grande expectativa e um grande momento em família, que trouxe reflexão e fortaleceu ainda mais a nossa fé _ destacou Denise.

CHÁ PARA COMPARTILHAR 
O casal Neiva Oliveira e Júlio César Nunes de Oliveira seguiu a tradição e cedinho saiu de casa para colher macela na Faixa de Rosário, próximo ao distrito de São Valentim. Os dois colhem bastante erva para poder compartilhar com os vizinhos que, neste ano, não puderam sair de casa. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">






Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Semana Santa tem 97 toneladas de pescado comercializadas Anterior

VÍDEO: Semana Santa tem 97 toneladas de pescado comercializadas

Próximo

VÍDEO: diagnóstico precoce é a chave para o acompanhamento de crianças autistas

Geral